Mundo Da Buricracia

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domingo, 25 de julho de 2010

Interação da Burocracia com o Ambiente

Adaptação da Burocracia às exigências externa dos clientes.
Adaptação da Burocracia às exigências internas dos participantes.
Nisso Philip Selznick mostra a flexibilidade e o ajustamento da Burocracia às duas demandas referidas anteriormente e propões uma nova abordagem da Sociologia da Burocracia com o modelo burocrático diferente do Weberiano.
  • A organização burocrática é uma estrutura social adaptativa;
  • Dentro da Organização formal desenvolve-se uma estrutura informal;
  • Essa estrutura informal torna-se indispensável;
  • A Burocracia deve ser estudada sob o ponto vista estrutural e funcional;
  • A análise deve refletir os aspectos do comportamento organizacional interno;
  • As tensões e os dilemas da organização são esclarecidos por meio das restrições ambientais e da limitação das alternativas de comportamento.

Esse modelo de burocracia gera consequências ligadas à organização informal tais como exigências de controle por parte da administração.
  • A exigência de controle pela organização conduz à imposição de regras burocráticas;
  • Institui-se uma delegação de autoridade;
  • Adaptação a uma doutrina organizacional, produzindo sub objetivos, sendo crítico.

Graus da Burocratização nas Organizações

Alvin W. Gouldner realizou uma pesquisa e concluiu que há um único modelo de Burocracia , mas uma variedade de grau de burocratização como:
  • Exigência de controle pela organização conduz a imposição de regras burocráticas;
  • As regras visam à adoção de diretrizes gerais e impessoais;
  • Proporciona aos participantes uma visibilidade das relações de poder;
  • Provocam aumento do nível de tensão no relacionamento interpessoal;
  • Adição de diretrizes gerais e interpessoais induz ao conhecimento dos padrões mínimos aceitáveis;
  • A organização impõe maior rigor na supervisão.

Dimensões da Burocracia

Atualmente a burocracia está sendo entendida como um Continuum e não de maneira absoluta de presença ou ausência. Esse conceito é decorrente de dimensões cada qual variando, é uma abordagem mais adequada de uma organização burocrática.
A partir de estudos, Hall selecionou seis dimensões da burocracia, a saber:
  • Divisão do trabalho baseado na especialização funcional;
  • Hierarquia de autoridade;
  • Sistema de regras e regulamentos;
  • Formalização de comunicações;
  • Impessoalidade no relacionamento entre as pessoas;
  • Seleção e promoção baseadas na competência técnica.

Apreciação crítica da Teoria da Burocracia

A burocracia proporciona uma maneira racional de organizar pessoas e atividades para alcançar objetivos específicos.
  • O excessivo racionalismo da burocracia;
  • Mecanicismo e as limitações da Teoria de Máquina;
  • Conservantismo da burocracia;
  • Abordagem de sistema fechado;
  • Abordagem descritiva e explicativa;
  • Críticas multivariadas à burocracia;
  • Posição da Teoria da Burocracia dentro da Teoria das Organizações.


Um comentário:

  1. A burocracia como descrito acima é dinâmica conforme o ambiente em que se encontra. Uma crítica rotineira especificada neste trabalho é que ela possui um excessivo racionalismo.

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