Mundo Da Buricracia

.:BLOG DA BUROCRACIA:.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Origem da Teoria da Burocracia

A Teoria da Burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40, principalmente em função dos seguintes aspectos:

1 - A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais;

2 - a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;

3 - o crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos;

4 - o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.

Essa teoria surge como forma de combater a corrupção e o neopotismo patrimonialista. Costituem princípios orientadores do seu desenvolvimento a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia fucional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal.

Então a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos.

Fonte de pesquisa: Wikipédia

7 comentários:

  1. Hum, além de ser uma estrutura social muito bem organizada, os seus participantes sabem qual é sua tarefa e seu limite de realização em cada atividade... relacionado a esse limite, não será que pode ser um pouco prejudicial também?essa questão de limite individual... sendo que em uma hora de precisão de trocas de atividades eles não possam estar totalmente por dentro do assunto? O que vocês pensam sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Gostei de voçês terem postado as vantagens da burocracia(apesar de forma resumida), porque muitas pessoas acham que não há lado bom e associam este termo como empecilho nas negociações ou decisões de uma organização, quando na verdade se fazem necessárias.

    ResponderExcluir
  3. Acho que a burocracia só tende a prejucar qualquer corporação, pois mesmo ela tendo algumas vantagens principalmente na questão da racionalidade, ela tende a dificultar e a tornar os processos mais vagarosos em organização.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Danilo, pelo fato de vocês terem postado as vantagens,porém acho pertinente o comentario de thiago já que a burocracia atrasa processoas que poderiam ser rapidamente resolvidos

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Danilo, tudo tem que ter seu lado bom e seu lado ruim, e pelo artigo postado pelo grupo, o lado bom da Burocracia é a forma de organização racional como é mensionado acima, tanto nas organizações quanto na parte humana, de modo a garantir eficiência o máximo possível aos objetivos.

    ResponderExcluir
  6. apesar da associação negativa ligada á burocracia pode-se perceber que a criação desse método de administração possui vantagens e que acompanhou a evolução industrial corrigindo os defeitos das teorias em vigor anteriormente e aplicando novos conceitos.

    ResponderExcluir
  7. é com tudo percebemos que é possível encontrar "vantagens" principalmente para o proprietário.
    mas concordo com a opinião de Bruno no que se refere ao atraso na resolução de processos simples.

    ResponderExcluir